terça-feira, 15 de março de 2016

Girl Power!


Em tempos onde se fala-se, discute-se, debate-se e frisa-se sobre Feminismo e Empoderamento Feminino, tenho notado que as livrarias estão recheadas de exemplares escritos por mulheres.
"Mas Barbara, livros escritos por mulheres estão aí desde sempre!!!" Sim, mulheres escritoras estão mesmo, caro leitor, mas livros escritos por mulheres sobre a temática acima com o ponto de vista de uma insider... Not so much!

Listo abaixo 6 deles, que já li e que estão na minha wishlist, vem comigo!


Já li!


Sophia Amoruso



Essa semana termino de ler o meu e gente... estou encantada com essa história! É um mix de biografia com livro sobre empreendedorismo, RH, e, claro, Girl Power! Sério, se você ainda não leu, corre atrás! Os livros têm significados diferentes em pessoas distintas, e a percepção deles varia com o momento de quem está lendo. Pra mim esse livro foi tal qual a bigorna que cai na cabeça do Coiote do Papaléguas. Quebrou meus paradigmas, alguns ensinamentos, me trouxe muita esperança... foi como um sopro de ar fresco dentro da minha cabeça (a bigorna foi na do Coiote, rs). Vai virar série no Netflix, yey!



Eu sou Malala
Malala Yousafzai



Essa menina é um exemplo só por ter escrito esse livro, ponto. Por que estou dizendo isso? Ela escreveu o livro depois de ter se recuperado de um tiro à queima-roupa que levou na cabeça só por que queria estudar. Só isso. O livro é a limonada que ela fez com os limões que a vida lhe trouxe, hoje Malala luta publicamente pelo direito das mulheres, pelo direito à educação, com o apoio de sua família e amigos. A candidata mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz. Tá? Colar de beijos pra você.



Não sou uma dessas
Lena Dunham


A Lena Dunham é criadora e roteirista da série Girls, da HBO, e é uma das maiores porta-vozes dessa geração que fala de Empoderamento e Aceitação, quebra de tabus e por aí vai... O livro é uma biografia contada com o jeitinho dela, meio ~doidinha, too much information e oversharing sobre algumas passagens de sua vida, mas vale a pena ler para conhecer melhor como funciona o cérebro dessa geração! É um livro super engraçado e divertido.


Quero ler!



Americanah
Chimamanda Ngozi Adichie


Principal autora nigeriana de sua geração e uma das mais destacadas da cena literária internacional, Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero. Bem-humorado, sagaz e implacável, Americanah é, além de seu romance mais arrebatador, um épico contemporâneo.
O que falar de Chimamanda? Pra mim, ela foi a única mulher que conseguiu resumir o Feminismo exatamente da maneira que eu penso. Ela é genial. Não vejo a hora de ler, e aproveito para recomendar o "Sejamos todos Feministas", cujo exemplar online foi disponibilizado de graça por ela no Kindle para que todos tivessem acesso ao mesmo. Sou fã.
Simples assim. Nem melhor, nem pior, apenas igual, ponto.
















         Uma pequena casa de chá em Cabul
Deborah Rodriguez

       

Sinopse: Sunny é a orgulhosa proprietária de uma pequena casa de chá no coração do Afeganistão e precisa de um plano genial - e rápido - para manter o local e os clientes seguros. Yasmina, uma jovem grávida que fora roubada de seu distante vilarejo e abandonada nas ruas violentas de Cabul. Candace, uma americana rica que finalmente trocou o marido pelo amante afegão, o enigmático Wakil. Isabel, uma jornalista determinada com um segredo que pode privá-la da maior reportagem de sua vida. Halajan, a "mãe" do grupo, uma idosa cujo antigo caso de amor vai contra todas as regras. Esse é um livro Girl Power, onde mostra a noção de "Sororidade" que tanto se fala, e, quebra o tabu de que nós, mulheres, somos inimigas, competidoras. Mostra que, unidas somos muito melhores! 
PS: Mãe, termina logo, quero ler! :)


Yes Please
Amy Poehler

Fiquei na dúvida se colocava aqui esse ou o da Tina Fey, A Poderosa Chefona, mas acho que vou curtir mais o da Amy, apesar de adorar as duas. Aliás, vou ler os dois, lógico. Nessa biografia, ela faz um apanhado de sua vida, desde a infância até seus anos recentes, sem nunca parar de reclamar o como é chato e difícil escrever um livro. Ela dialoga com o leitor o tempo todo, dá dicas do que fazer ou não fazer com sua vida conjugal, profissional e até na hora do parto. Ainda não tem tradução, mas quero ler em Inglês mesmo, acho que vai dar pra "pegar" melhor as sacadas dela.


Você pode encontrar todos os livros citados acima na Livraria da TravessaSaraiva e Livraria Cultura.

Gostou? 
Aqui você confere mais dicas de livros escritos por mulheres. 

Aproveita e compartilha os seus já lidos e/ ou wishlistDicas de bons livros são sempre muito bem-vindas, seja qual for o sexo do autor!


Mas que aquele orgulho lá no fundo, ah isso ... Não posso negar.


Afinal de contas, who run the world?





Um comentário:

  1. Acabei de engordar ainda mais minha reading list, #fato.
    Adorei a publicação! Afinal, nada mais e nem nada menos que a igualdade, independente do sexo!
    Ah, e o blog tá sensa ;)
    Bjocas Glauce

    ResponderExcluir